79098183_3350320758323687_9086683366924746752_o

Cirurgia Metabólica – 41% de redução de óbitos e de outras doenças cardiovasculares.

O coordenador Centro de Obesidade e Diabetes- Hospital Alemão Oswaldo Cruz e ex-presidente da SBCBM, Ricardo Cohen, apresentou durante o Webinar sobre doenças crônicas não transmissíveis promovido pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM) dados de estudos que comprovam a maior mortalidade entre os pacientes obesos e portadores de doenças crônicas, neste período de pandemia, mas também fora dela.

Além disso, ele comprovou a remissão de doenças associadas à obesidade com a efetiva perda ponderal de peso, com 41% de redução de óbitos e redução de outras doenças cardiovasculares em pacientes submetidos à cirurgia bariátrica e metabólica.

“Quanto mais precoce ser tratado e operado, menor é o custo para o sistema de saúde. Os pacientes crônicos e obesos têm opções eficazes de tratamento, seja clínico, com remédios orais e injetáveis, ou através da cirurgia metabólica (para tratar o diabetes que não é controlado com o tratamento clínico) e bariátrica. Lamentavelmente, poucos pacientes têm acesso aos melhores tratamentos disponíveis e não é porque há somente alguma grave restrição para acesso”, completou.

Assista ao Webinar disponível em nosso YouTube: