O QUE É CIRURGIA BARIÁTRICA

Durante a última década a cirurgia de perda de peso tem sido continuamente aperfeiçoada para melhorar resultados e minimizar riscos. Hoje em dia, praticamente todos os cirurgiões bariátricos experientes realizam as Cirurgias Bariátricas por Videolaparoscopia, que é uma técnica minimamente invasiva. Nesta técnica cirúrgica, uma pequena câmera de vídeo é inserida no abdômen, e o cirurgião vê o procedimento por um monitor. Os instrumentos cirúrgicos e a câmera, são inseridos através de pequenas incisões feitas na parede abdominal, esta é considerada menos invasiva porque substitui a necessidade de um longo corte para abrir o abdômen.

Os benefícios, em comparação com a cirurgia aberta, são a diminuição da dor, redução do tempo de internação e retorno mais rápido às atividades diárias e profissionais.

 
cirurgia bariátrica

SEGURANÇA

A segurança de um procedimento pode ser indicado por taxas de complicações e mortalidade, ou pela necessidade de procedimento secundário para resolver o problema.

EFICÁCIA

A eficácia pode ser medida pela eliminação de peso obtida em 1 ano e durante 3 anos ou mais. Os resultados a longo prazo são os melhores indicadores da eficácia, assim como, a resolutibilidade de comorbidades como: hipertensão arterial sistêmica, diabetes, colesterol alto e apneia do sono, entre outras.

SUPORTE

Especialistas concordam que o apoio contínuo é essencial para ajudar os pacientes e modificar comportamentos, perder e manter o peso. O cirurgião e a equipe multidisciplinar, desempenham um papel vital no apoio antes e após a cirurgia. Volte sempre nos retornos programados pela equipe e a partir do segundo ano de cirurgia, volte pelo menos uma vez ao ano com a equipe multidisciplinar.