Em dezembro de 2017, o CFM ampliou a indicação da cirurgia metabólica para pacientes com diabetes tipo 2. Essa resolução oferece uma opção terapêutica para aqueles que não obtiveram sucesso com tratamento clínico. As condições para se qualificar incluem ter diagnóstico recente, IMC acima de 30, idade entre 30 e 70 anos, resistência ao tratamento clínico e acompanhamento médico prévio.

O diabetes tipo 2 está diretamente ligado à obesidade, afetando milhões de pessoas em todo o mundo. A cirurgia metabólica tem como objetivo controlar a doença, enquanto a cirurgia bariátrica busca a perda de peso, com a melhoria de condições como diabetes e hipertensão em segundo plano.

Estudos comprovam a eficácia e segurança da cirurgia metabólica a curto, médio e longo prazos, reduzindo a mortalidade cardiovascular. Pesquisas prospectivas, séries de casos controlados e estudos randomizados e controlados respaldam os benefícios dessa abordagem.

Na cirurgia metabólica, o procedimento é semelhante à cirurgia bariátrica, porém, o foco é o controle da doença. Enquanto a cirurgia bariátrica visa a perda de peso, a cirurgia metabólica busca controlar condições como: diabetes, hipertensão, dislipidemias e doença gordurosa do fígado, com a redução de peso sendo um benefício adicional.

Foi estabelecido que a cirurgia metabólica recomendada para pacientes com diabetes tipo 2 é preferencialmente o Bypass Gástrico com reconstrução em Y-de-Roux (BGYR), Derivações Ileais e a Gastrectomia Vertical (Sleeve) será uma opção quando as técnicas anteriores apresentarem alguma contraindicação ou desvantagem.