BYPASS GÁSTRICO EM Y DE ROUX (FOBI-CAPELLA)
Padrão Ouro da Cirurgia Bariátrica
O Bypass Gástrico com Y de Roux é um dos procedimentos realizados com maior frequência para obesidade mórbida. Este método não só limita a ingestão de alimentos, como também restringe a quantidade de calorias e nutrientes que o organismo absorve.
DESCRIÇÃO:
O grampeamento é utilizado para criar uma pequena bolsa na parte superior do estômago que restringe a quantidade de alimentos capaz de serem consumidos; uma parte do intestino delgado é desviada retardando a mistura do alimento com os sucos gástricos, para evitar a absorção calórica completa.
RESULTADOS:
Média de 77% da perda do excesso de peso em um ano após a cirurgia;
Os resultados mostram que após 10 a 14 anos, os pacientes mantiveram 60% da perda do excesso de peso;
Estudos mostraram que 96% das comorbidades, tais como, lombalgia ciática, apneia do sono, hipertensão arterial sistêmica, diabetes tipo II , diminuíram ou foram curadas;
Em muitos casos, os pacientes relataram uma sensação precoce da saciedade combinada com sensação de satisfação que reduz a vontade de comer.
RISCOS:
Enquanto as principais técnicas cirúrgicas, acarretam um certo nível de riscos, os riscos e as considerações a seguir, são específicos para este procedimento:
- Anemia devido à deficiência de ferro;
- Ocorrência de Síndrome de Dumping, quando se consome muito açúcar, carboidratos ou grandes quantidades de comida;
- Dilatação da anastomose;
- Riscos de fístula ou abscesso intra-abdominal;
- Embolia pulmonar ou insuficiência respiratória;
- A parte desviada do estômago, duodeno e parte do intestino delgado não podem ser facilmente visualizadas usando Raio X ou endoscopia.