Obesidade

Interferência da perda de peso no risco cardiovascular e Diabetes tipo 2 24 meses após bypass gástrico – coorte retrospective

Antecedentes: A obesidade tem aumentado em prevalência e tornou-se assim uma crise de saúde pública. O objectivo deste estudo era avaliar o impacto da perda de peso na resolução da diabetes mellitus tipo 2 e do risco cardiovascular. Métodos: Este é um estudo de coorte retrospectivo e descritivo, envolvendo a consulta de uma base de dados, de Março de 2018 a Março de 2019. Os sujeitos foram pacientes do sexo feminino e masculino, ≥18 anos, que  tinham sido submetidos a cirurgia bariátrica, de Março de 2014 a Março de 2016. Os seguintes dados foram obtidos a partir dos seus gráficos: peso, altura, idade, sexo, presença de morbidades associadas (diabetes mellitus tipo 2, risco cardiovascular), hemoglobina glicosilada e glicose.

Os dados a apresentados como média e desvio padrão, mediana e intervalo interquartil, ou contagem e percentagem. Os resultados foram considerados estatisticamente significativos se p-valor ≤0.05. Resultados: Os pacientes tinham mantido uma percentagem substancial de perda de soro excessiva (%EWL) durante o período pós-operatório, e a Hb1Ac, glicose, CVR, e alterações metabólicas também foram reduzidas. Seis meses após a cirurgia, o grupo 1 (<70% EWL) e o grupo 2 (≥ 70%) apresentaram Hb1Ac reduzido e, a glicose e apenas o grupo 2 apresentaram CVR reduzido. De 12 a 18 meses após a cirurgia, o grupo 1 mostrou Hb1Ac reduzido. De 18 a 24 meses após a cirurgia, o grupo 2 mostrou CVR reduzido e, o grupo 1 mostrou glicose reduzida.

Conclusão: A cirurgia bariátrica teve um efeito positivo na %EWL e modificou o perfil metabólico e a RVC dos pacientes até 24 meses após o bypass gástrico, reduzindo as comorbilidades associadas.

LEIA O ARTIGO COMPLETO